Sou Maiara Aline Schvambach, nasci no dia 12 de junho de 1989, em Santo Amaro da Imperatriz – SC, filha de Nilvo Schvambach e Lourdete Izabel Schmitz Schvambach. Atualmente resido em Florianópolis – SC.
Sempre tive muita curiosidade para saber histórias da minha família e sobre meu sobrenome, que sempre pareceu ser tão diferente, em todos os lugares, como escola, faculdade ou no trabalho. Sempre me questionaram como se pronunciava. Quantas e quantas vezes tive que soletrá-lo, pois ninguém entendia. Um sobrenome tão diferente, tão lindo, cheio de curiosidades e sobre a verdadeira história da minha família. Assim surgiu a curiosidade. Enfim vou contar um pouquinho da história que descobri.
Meu avô paterno é Avelino Schvambach, dono do nosso sobrenome, que herdei e que preservo com tanto orgulho. Vovö Avelino nasceu em 21 de abril de 1928, em São Ludgero – SC, filho de Cristovão Schvambach e Hulda Eger Schvambach, agricultores da região. Os irmãos dele se chamavam: Olinda Schvambach, Dorval Schvambach e Bertoldo Schvambach.
O pai do me avô, meu bisavö, nasceu em 1899 e faleceu em 1932, com apenas 33 anos, pelo que me contam. Ele ficou muito doente e faleceu, tão jovem, deixando a sua esposa Hulda com quatro filhos pequenos. Meu avô tinha apenas quatro anos. Como a mãe dele não tinha condições de criar os quatro filhos, ela teve que doá-los.
Meu avô Avelino, foi criado pelo conhecido velho menino, Leonardo Sell, dono da fábrica de bebidas Pureza, que fica localizada em Rancho Queimado – SC. Desde menino meu avô aprendeu o trabalho na fábrica, assim mais jovem, foi o químico, mesmo sem estudo para tal, aprendeu na prática. Em 05 de fevereiro de 1949 foi convocado para a guerra, após o serviço militar, como reservista 1ª categoria. Foi o cozinheiro do pessoal, tendo que voltar para casa, pois ficou doente. Mais tarde meu avô se casou com a minha avó Gerta Werlich Schvambach, e tiveram seis filhos: Marlene Schvambach, Maurene Schvambach, Nilvo Schvambach (meu pai), Silvio Schvambach, Janete Schvambach e Lauro José Schvambach. Meu avô sofreu um AVC, ficando de cama por muitos anos, Infelizmente não tive o privilégio de saber histórias da minha família contada por ele. Mas sempre tive um orgulho imenso dele. Em 30 de outubro de 2009, meu avô faleceu, em Rancho Queimado – SC.
Vou contar um pouco da família que ele construiu:
– 1ª filha: Marlene Schvambach : Casou com Lauro, tiveram quatro filhos: Marcio, Silvano, Natalicio e Franciel. Marcio é pai de Sabrina e Maria Eduarda; Silvano é pai de Andressa, Caique e Guilherme; Natalicio é pai de Natali e Natalia, e Franciel é pai de Miguel.
– 2ª filha: Maurene Schvambach : Teve paralisia infantil, ficando paraplégica.
– 3º filho: Nilvo Schvambach, nascido em 15 de julho de 1965. Casou com Lourdete Izabel Schmitz Schvambach, tiveram duas filhas, eu (Maiara Aline Schvambach) e minha irmã, Mariana Izabel Schvambach (nascida em 10 de abril de 1994).
– 4º filho: Silvio Schvambach : Casou com Janete, tiveram dois filhos Douglas Felipe Schvambach e Joseph Augusto Schvambach.
5ª filha: Janete Schvambach : Casou com Alceu Heinz e teve uma filha Morgana Heinz, que já é mamãe da pequena Catarina.
6º filho: Lauro José Schvambach : Casou-se com Isolane Bruch, e tiveram quatro filhos: Kamila Schvambach, que é mamãe da pequena Sofia; Nicholas Schvambach, Caio Schvambach e Cauan Schvambach (que são gêmeos).
Nesta semana de junho de 2022, fui tentar descobrir mais histórias da minha família, não sei ao certo. Mas descobri que o nome do meu tataravô é Peter Schwambach, nascido em 1856 e falecido em 1938, com 82 anos. Ele que batizou o meu avô em 29 de abril de 1930. Teve de dez a onze filhos: Felippe Pedro Schwambach, Catarina Schwambach, Pedro Schwambach, Carlos Schwambach, Philipp Junior Schwambach, Pedro Junior Schwambach, Karl Peter Schwambach…
Peter era irmão de Philipp Peter Schwambach, Catarina Bautz (Born Schwambach) e Jacob Schwambach. Pelo que pesquisei acredito ser eles.
Gostaria muito de saber mais sobre a origem de minha família. Acredito que em algum momento nosso sobrenome foi escrito Schvambach e não Schwambach. Deve ter ocorrido algum erro de cartório.
Avelino Schvambach
RG 1/R 217.499 e nasceu em 21 de abril de 1928 em São Ludgero – SC. Prestou o Serviço Militar em 05 de fevereiro de 1949, em 1948 foi reservista de 1ª categoria. Título 216 67ª zona Rancho Queimado – SC . Batismo em 29 de abril de 1930. Faleceu em 30 de outubro de 2009 em Rancho Queimado – SC
Essa é a história que sei, mas tenho curiosidade em saber mais. Caso tenha mais alguma informação pode entrar em contato comigo.
Abraços
Maiara Aline Schvambach
(48)996732172

Olinda Schvambach, Dorval Schvambach, Hulda Eger Schvambach e Cristovão—-são 5 e só 4 nomes são citados

Foto do casamento de Janete Schvambach e Alceu Heinz, Em cima: Lauro José Schvambach, Marlene Schvambach, Lauro, Louredete Izabel Schmitz Schvambach, Nilvo Schvambach e Silvio Schvambach. Em baixo: Janete Ender Schvambach, Gerta Werlinch Schvambach, Alceu Heinz, Janete Schvambach, Avelino Schvambach e Maiara Aline Schvambach (colo).

LEGENDA————————————-FALTA

CERTIDÃO DE BATISMO DE AVELINO SCHWAMBACH

CERTIFICACADO DE RESERVISA DE 1A CATEGORIA —AVELINO SCHWAMBACH


LEGENDA—————- FALTA
FALTA FOTO
Casamento Lauro José Schvambach e Isolane Bruch- Em cima: Marcio, Lauro, Silvano, Avelino Schvambach, Gerta Werlinch Schvambach, Alceu Heinz e Silvio Schvambach. Em baixo: Nilvo Schvambach, Lourdete Izabel Schmitz Schvambach (Colo = Mariana Izabel Schvambach), Marlene Schvambach, Isolane bruch, Lauro José Schvambach, Janete Schvambach, Janete Ender Schvambach (colo = Douglas Felipe Schvambach). Crianças: Franciel, Maiara Aline Schvambach, Morgana Heinz e Natalicio