BIOGRAFIA – Adélia Amélia Schwambach

Compartilhe

A irmã Nely e os alguns sobrinhos que tiveram a feliz oportunidade de ter convivido com Tia Adélia enquanto moravam na Fazenda Lorena e durante toda a sua existência relatam aspectos da biografia dessa notável mulher.

Adélia foi a segunda filha do casal PEDRO SCHWAMBACH JÚNIOR e MARIA AMÉLIA LUCIA HERZOG SCHWAMBACH. Nasceu em Santa Leopoldina, em 04/09/1913. Faleceu em 11.01.2009.

Ela e a irmã Cecília foram importantíssimas para, junto com sua mãe, preservar e continuar a explorar a propriedade nas margens do Rio Guandú, em Ibituba/ES, condição essencial para garantir a sobrevida digna dos filhos mais jovens do casal Pedro Schwambach Júnior e Maria Amélia.

Quando sua irmã Ilda Erena se uniu a Armínio Milagres Ferreira, Adélia acompanhou o casal que foi administrar a Fazenda Lorena, na margem esquerda do Rio Doce, em frente a Aimorés, no leste de Minas Gerais. Aí viveu muitos anos.

Quando o casal Ilda e Armínio deixou a administração da Fazenda Lorena, ela, Adélia, assumiu a administração da propriedade como pessoa de confiança dos proprietários, os sucessores de Thiago Ferreira, e continuou a morar na citada fazenda. Aí permaneceu por muitos anos. Constituiu um casal com José Nascimento, o Zezinho, que a ajudou nas atividades administrativas. Não teve filhos.

Recebeu como recompensa, pelo belo trabalho realizado na Fazenda Lorena, uma bela propriedade na periferia de Aimorés, onde viveu até a morte. Foi longeva e deve ter falecido em torno de 2005. Está enterrada no mausoléu da família, em Baixo Guandú/ Es.

Os sobrinhos Nilza, Archimedes, Otelo e Ivan foram cuidados pela Tia Adélia enquanto viveram, por cerca de 10 anos, na Fazenda Lorena. Para eles ela foi uma segunda mãe. E outra excepcional mãe. Esses sobrinhos mantêm na memória muitos e muitos momentos de carinho e amor na relação com a querida tia.

Paulo Thiago Ferreira Paes de Olveira, nascido em Aimorés, MG, na margem direita do Rio Doce, em 08/10/1945, neto do Sr. Thiago Ferreira, proprietário da Fazenda Lorena, na margem esquerda do mesmo rio, em frente à referida cidade, é um brilhante cineasta brasileiro. Consta da sua produção o filme OS SENHORES DA TERRA. Algumas cenas do filme ocorrem na Fazenda Lorena e Paulo Thiago homenageou a Tia Adélia, então administradora da propriedade, com imagens que mostram essa extraordinária mulher.

O filme, com conteúdo épico e histórico, é muito bem construído e pode ser acessado em https://images.app.goo.gl/f4TEEV2vfbfovKeM8.

Tia Adélia era grandona, a maior das irmãs, extremamente trabalhadora, doce e meiga. Essa é nossa imagem da Tia Adélia.

Imagem da “Tia Adélia”, extraída pelo seu sobrinho neto, Mario Zenor Ferreira Rocha, do filme OS SENHORES DA TERRA , de Paulo Thiago Ferreira Paes de Olveira.

Abaixo fotos por ocasião dos 90 anos da queridíssima Tia Adélia. Foram gentilmente cedidas pela sobrinha Ângela Rúbia Schwamback Ferreira.

Sentados a aniversariante e o esposo, o Zezinho. Em pé, Tio Mario e esposa, Tia Morena, ladeados por Tias Nely e Pedrina, à esquerda e à direita,.

Nesta foto, a sobrinha da “noventona”, Nilza (à esquerda) e sua filha Ana Maria (centro) e as duas irmãs Pedrina e Nely (a última no canto direito). Também em pé vários amigos do casal Adélia e Zezinho (sentados).

FOTO DE ADÉLIA