Heliomar do Valle Schwambach, descendente dos SCHWAMBACH do ES, mas que vive em Santa Catarina (SC), exercendo atividades docentes e lutando para preservar a cultura alemã, alertou sobre as publicações do historiador catarinense, Toni Vidal Jochem, que relata a chegada de um Schwambach, provavelmente Phillip, em Santa Catarina, em 1861.
O citado escritor escreveu vários livros sobre a imigração alemão para este estado do sul do Brasil -A EPOPEIA DE UMA IMIGRAÇÃO, SESQUICENTENÁRIO………………….. que citam o sobrenome SCHWAMBACH…. como abaixo ……………

Recentemente (24/08/2021) o antes referido Heliomar conseguiu avançar na coleta de dados sobre os SCHWAMBACH em SC. Estabeleceu contato com o agrônomo catarinense Jonas Bruch que não tem SCHWAMBACH no seu registro de nascimento mas é trineto de uma nossa familiar. Jonas Bruch é, sem dúvida, um genealogista. Está escrevendo livro sobre a família BRUCH. E repassou para o Heliomar informações que ele colheu sobre os SCHWAMBACH em SC.
Seguem as informações colhidas pelo Jonas Bruch que podem ser o ponto de partida para o enriquecimento da nossa história.
“Há dois núcleos familiares Schwambach estabelecidos na Colonia Sta Isabel/SC: Jakob e Philipp.
Ambos vindos para SC em 1862. Jakob ja casado com Francisca Antoni e Philipp solteiro casando-se com Carolina Weyrich de 4a Linha.
Não consegui estabelecer conexão entre eles… e somente o Phillip Schwambach recebeu a concessão de terras de 1868, de um lote enorme (talvez ambos ocupassem o mesmo lote).
Pois o Jakob Schwambach residiu na 4a linha, ele esposa são padrinhos de crianças da localidade… seus filhos casaram-se com pessoas da 4a linha também
Pra mim… eram parentes próximos, talvez primos ouirmãos.
No óbito de Jakob em 1899 é mencionado sua origem, Deimberg, e seu nascimento em 03.03.1829. De sua esposa Francisca Antoni encontrei o registro de nascimento de 27.09.1823 em Lauterecken.
Quanto ao Philipp. Estranhamente a origem, data denascimento e nome dos pais do noivo estão ocultas no registro de casamento comCarolina Weyrich em 28.08.1864
Todas estas informações e muito mais estarão presentes no livro que estou escrevendo sobre a família BRUCH e os pioneiros da 4a Linha”
Assinatura de ambos em um abaixo assinado entre novembro e dezembro de 1862″.
ASSINATURAS DE JACOB E DE PHILIPP EM ABAIXO ASSINADO (NOVEMBRO OU DEZEMBRO DE 1862) PRESERVADO NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SC

OBSERVAÇÃO DO PRÓPRIO JONAS BRUCH– A colônia de Santa Isabel/SC era dividida em Linhas Coloniais: Rio dos Bugres, Loeffelscheidt, Linha Bauer (Baurertslinie), 2a. linha, 3a. linha, 4a. linha, Rio Scharf (5a. linha), Rios das Antinha (6a. linha) e a Primeira Linha Nova (Rancho Queimado, Morro Chato, Rio Bonito e Taquaras). Relata Jonas Bruch que tais informações são contidas nas publicações do excepcional e historiador Toni Jochem.
Após esta notícia anterior, Jonas Bruch enviou imagens, abaixo mostradas e o seguinte texto: “Aqui alguns dos muitos Schwambach sepultados por aqui… descendentes de Jakob Schwambach (imigrante); fotos obtidas no cemitério de Betânia, município e Angelina / SC”

