OS PRIMEIROS SCHWAMBACH NO RIO GRANDE DO SUL E SEUS DESCENDENTES

Compartilhe

Citam Gustavo Soares e Felipe Luchi, no excelente livro BRASILIEN-185 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL, da Editora Brasilien, de 2009, que os primeiros 39 alemães chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824.

Esses precursores foram sucedidos por levas de alemães. Eles vinham de Holstein, Hamburgo, Mecklemburgo e Hannover. Posteriormente passaram a predominar os oriundos de Hunsrück e do Palatinado. Também vieram da Pomerânia, da Vestfália e de Wurtemberg. Entre 1824 e 1830 chegaram ao Rio Grande do Sul 5.350 alemães.

Uma fonte consultada pelos idealizadores do “site” informa que os primeiros Schwambach (Peter, Daniel e Karl) chegaram ao Rio Grande do Sul em 23 de julho de 1824, transportados pelo barco “Carolina”.

Essa informação não foi referendada por várias outras fontes e o livro IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL – NAVIOS E PASSAGEIROS – ANOS 1824 A 1830, na terceira edição, publicado em 2010, de Ademar Felipe Fey, notável historiados gaúcho, provavelmente define que os Schwambach não chegaram ao Rio Grande do Sul, nem a outro local do Brasil, nessa época. Vieram, nesse período, germânicos para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Paraná e Pernambuco. Observem, que entre 1824 e 1830, os alemães não chegaram ao Espírito Santo.

Muitos eram civis – agricultores, sapateiros, seleiros, marceneiros e de outros ofícios – e outros eram militares contratados pelo governo imperial. Ehard Schwambach, em 29/02/2020, reforça a observação de que muitos alemães vieram para o Brasil como soldados contratados e não como imigrantes para ficar no país. FEY cita que o Navio ARGUS, que chegou ao Rio de Janeiro em 13/01/1824, trouxe 150 soldados e 134 colonos, esses últimos destinados à colônia alemão de Fiburgo /RJ.

Neste fevereiro de 2020, após perceber mensagem postada no grupo  imigracaoalemanobrasil@googlegroups.com, o do Dr. Lothar Wieser, de Mannheim, em Baden/Alemanha, informou sobre registros da presença dos primeiros SCHWAMBACH no Rio Grande do Sul.

Noticiou o Dr. Lothar: “no livro Povoadores do Rio Grandesdo Sul 1857-1863 tem imigrantes Schwambach, um Daniel,com família, e um João,com família, os dois vindos de Bremen com onavio “Sauzer” de Bremen. Chegada em Porto Alegre, em: 14/07/1859, destino Santa Cruz.

O livro referido foi publicado pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (EST Edições—2004). Abaixo, a reprodução dos dados do livro.

A metade esquerda do heredograma apresentado neste “site” –PRIMEIROS RELATOS SOBRE A GENEALOGIA DOS SCHWAMBACH NO BRASIL, mostra outros dados sobre os Schwambach que desembarcaram no Rio Grande do Sul. Todos são descendentes de PHILIP SCHWAMBACH , nascido em 1817, em Galizien (Alconka), e de DOROTHEA HAHN. Emigram para o Brasil em 1859, Rio Grande do Sul, com os filhos DANIEL (nascido em 1849), PETER (nascido em 1853) e KARL (nascido em 1857), todos oriundos de Niedereisembach. Deles foi originada uma fantástica prole que ainda participa da vida econômica e cultural do Sul do Brasil.

É interessante consultar o ítem São os Schwambach do Rio Grande do Sul parentes dos do Espírito Santo, neste “site”, para verificar o vínculo genético entre os primeiros da nossa família que chegaram ao Brasil.